Música e Matrimônio

O Matrimônio é um Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo que estabelece uma união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher, e lhes dá a graça de se amarem um ao outro santamente, e de educarem cristãmente seus filhos. O Sacramento do Matrimônio também tem uma significação especial: significa a união indissolúvel de Jesus Cristo com a Santa Igreja, sua esposa e nossa Mãe amantíssima. (Catecismo Maior de São Pio X)

No recebimento deste Sacramento tão importante para a vida de um homem e uma mulher que querem verdadeiramente construir um lar cristão, a música deve ser o "toque de ouro" da celebração. 

Pensando em sugerir música de qualidade e excelência, eu e meu marido (que também é músico) selecionamos um repertório clássico, sacro e muito belo para que a celebração de seu Matrimônio seja santa e esteja nos moldes da Igreja Católica Apostólica Romana.

Veja abaixo a lista das músicas tradicionais para o seu casamento. Essas são sugestões que estão dentro das normas litúrgicas para Música Sacra. Mais abaixo há indicação de links com mais sugestões, exemplos e partituras. Visite!

Músicas

Cantos em Latim

- Adoro te devote (gregoriano)
- Adoro te ó panis caelice (autor desconhecido)
- Alma Redemptoris Mater (gregoriano)
- Ave Maria (d'Arcadelt)
- Ave Regina Caelorum (gregoriano)
- Ave Verum (gregoriano)
- Ecce Panis Angelorum (gregoriano)
- Ecce Panis Angelorum (Pe. J. B. Siqueira)
- Jesus dulcis memoria (gregoriano)
- Laudate Dominum (L. Perosi)
- Ó Mysterium Ineffabile (gregoriano)
- Ó Sanctissima (melodia siciliana)
- Regina Caeli (gregoriano)
- Salve Regina (gregoriano)
- Salve Regina Caelitum (canto de majenza)
- Tantum Ergo (gregoriano)
- Veni Creator (gregoriano)

Instrumental (Órgão)

- Coeli Enarrant Gloriam Dei (B. Marcello)
- Grand Choeur Dialogué (Eugène Gigout)

=.=.=*=*=*=.=.=

Sugestões musicais para Casamento no Rito Antigo, com ou sem Missa Tridentina


Publiquei quatro postagens no meu blog Mulher Católica com explicações e algumas sugestões de Músicas para Casamento no Rito Antigo, com ou sem Missa Tridentina. Lá você também poderá ter acesso às partituras, vídeos das músicas e também poderá baixar o Rito do Matrimônio assim como o Missal e o Próprio específico da Missa de Casamento, chamado Pro Sponso et Sponsa.

Importante:


Existe uma lista de músicas proibidas para serem tocadas na Igreja por serem anti-litúrgicas. O documento Lista Negra: Músicas Desaprovadas, que contém a explicação e a lista das músicas desaprovadas pela Igreja, pode ser lido no meu blog Mulher Católica. Dando uma breve explicação, uma música, para ser litúrgica, deve obedecer o que disse São Pio X acerca da Música Sacra:

“[...] o canto gregoriano foi sempre considerado como o modelo supremo da música sacra, podendo com razão estabelecer-se a seguinte lei geral: uma composição religiosa será tanto mais sacra e litúrgica quanto mais se aproxima no andamento, inspiração e sabor da melodia gregoriana, e será tanto menos digna do templo quanto mais se afastar daquele modelo supremo”.


Recomendo fortemente a leitura da Lista Negra: Músicas Desaprovadas e também do Motu Proprio sobre a Música Sacra Tra Le Sollicitude de São Pio X.

Leitura complementar:


Indico, para quem pretende ou vai se casar, a leitura dos seguintes textos: